terça-feira, abril 26, 2005

Desfile pesadelo...

Mais um post sobre a Revolução...
Ontem, como sempre desde que me lembro, fui ao desfile. Desta vez até levei o meu ilustre colega de blog, Prometeu. E arrependi-me. De ambas as coisas. Porquê? Passo a explicar...
Durante os meus dezanove anos de vida (mais precisamente, dos cerca de catorze, quinze de que me lembro com segurança e consciência), tenho vindo a assistir à degradação do espírito de Abril. E isso verifica-se bastante bem nos desfiles anuais. Mas desta vez foi ainda pior!!! Sim, eu sei que a Revolução se fez para nos dar Liberdade, e que portanto qualquer pessoa se pode integrar no desfile, mas escolas de samba?! Por favor, eu nem quis acreditar! Será que foi instaurado um outro carnaval em abril e ninguém se lembrou de me informar?? Os Capitães de Abril arriscaram a vida por nós. Sim, inclusive para que tenhamos liberdade de andar meio nus a dançar pela rua, se tal nos apetecer. Mas não foi por isso que eles lá foram. Eles disseram em declarações à imprensa que "queriam divertir-se". Divertir-se? Eu quando quero divertir-me saio com amigos, vou à praia, ao cinema, vou onde me apetecer. NÃO VOU brincar com coisas sérias!
Outro ponto. Não tenho nada contra a representante da juventude que foi designada, mas por favor... Nunca vi um discurso com tantos "lapsos linguísticos", para ser delicada... Além do estilo completamente empolado e "solene", ela enganava-se palavra sim, palavra não! Por favor, senhores organizadores, para a próxima escolham alguém que saiba ler um pouco melhor do que aquilo...
Mais uma coisa. Este ano, pela primeira vez em trinta e um anos de Revolução, a "Grândola, Vila Morena" e o Hino Nacional não foram cantados após os discursos, com os Capitães de Abril e os representantes das diversas organizações participantes em palco. Eu não quis acreditar. Aliás, eu ainda agora não acredito, estou à espera de acordar e perceber que tudo aquilo foi um pesadelo, e que HOJE é dia 25, e que o desfile vai ser realmente um DESFILE...
Talvez o que eu vou dizer agora pareça lamechas, ou exarcebadamente sentimental, mas foi o que eu senti. Quando o desfile acabou, fiquei com um nó na garganta, com o coração apertado. Porque me dói muito, imenso mesmo, ver como o espírito de Abril se está a perder. Mas isto está nas nossas mãos, nas nossas mãos de Filhos de Abril. Por favor, POR FAVOR, vamos ao menos TENTAR manter este espírito vivo?...
À despedida, duas coisas:
1ª - desculpa lá, Prometeu, o trauma a que, involuntariamente, te submeti levando-te comigo...
2ª - se alguém quer ver mais desgosto pelo desfile, vá ao blog aqui do colega Prometeu, ler este post. Garanto que está inspirado...

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home