segunda-feira, dezembro 13, 2004

Uma pequena correcção

Queria apelar, em memória desta recente semana dedicada a uma doença que mata cada vez mais pessoas em Portugal e no mundo, que as pessoas deixassem de cometer aqueles tão crassos erros de gramática simples que me fazem ficar tonto.
Assim, apelo à comunidade blogger e ao resto do país para parar de dizer e escrever "a sida". Dois comentários sobre isto - "sida" (como palavra) não existe, muito embora já venha contemplada em alguns dicionários (dos quais discordo abertamente e sem pudor), pelo que apenas existe a sigla S.I.D.A. Segundo comentário - S.I.D.A. não pode nunca na sua rica vidinha de palavra ser precedida pelo artigo "a". Porquê? Bem, pela razão mais velha de todas: S.I.D.A. é masculino. Ora pensem lá comigo, se não têm os cérebros muito cansados: Síndrome da Imuno-Deficiência Adquirida... Sendo que Síndrome é uma palavra masculina, logo dever-se-á dizer "o S.I.D.A."! Os franceses pelo menos acertam no género, ao dizerem "le"; como nós somos portugueses temos que fazer disparate e portanto contemplamos em dicionários uma palavra que não existe e ainda por cima trocamos-lhe o género. Francamente, coisas destas aprendem-se na primária!
Em anexo a isto, façam o favor de dizer "H.I.V."! Se temos uma sigla em português, para que carga de água estamos a usar a sigla inglesa?! V.I.H. - Vírus da Imuno-Deficiência Humana.

Já que estamos embalados nesta andança, não se diz "imprimido" mas sim "impresso" e quando queremos colocar algo no scanner (que, por acaso, se chama digitalizador) estaremos a digitalizar essa mesma coisa, não a "scaneá-la" ou outras barbaridades do género. E poderia ficar aqui até ao fim do mundo, claro... mas não!

Prometeu

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Prometeu, vc está equivocado, se vc for falar (o S.I.D.A) está completamente errado, pois o certo seria, (A Sindrome de Imunodeficiência Adquirida) não O Sindrome de Imunodeficiencia Adquirida. Entendestes?

11:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home