sexta-feira, dezembro 17, 2004

"É natural..."

As pessoas têm uma tendência incrível para, perante uma qualquer situação, dizer "É natural"...Mas, no fundo, esta expressão não é, de todo, a mais adequada. Ora, se todas as nossas acções só fazem sentido quando dirigidas a alguém, quando orientadas pelas acções dos outros...se todo o nosso comportamento é social, construído culturalmente (sim, porque por mais que pensemos que somos altamente originais, na verdade, isso não acontece)...se tudo aquilo que fazemos está dependente do sistema de valores, de crenças em que estamos inseridos, então será legítimo dizer "É cultural" !
Quando uma criança comete algum erro, alguém, de imediato, se apressa a justificar e a desculpar a sua conduta, afirmando: "Coitadinha... é natural que esteja a agir assim!". Bom, o que esse alguém se esquece é que a conduta da dita criança sofreu a influência daqueles que estão à sua volta!
Tendo em conta que a expressão ganhou consistência e foi incorporada em cada um de nós...a probabilidade de ser substituída é bastante reduzida, ou praticamente nula.
Assim, fica apenas o desabafo...e a esperança de que um dia as pessoas entendam que a maioria das suas acções é, de facto, fruto de um processo de socialização, de uma integração cultural e social!

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home